sexta-feira, outubro 19, 2007

Carlos Coelho contra pena de morte na Bielorússia

O Deputado Europeu do PSD Carlos Coelho assinou formalmente a Declaração Parlamentar 67/2007 contra a pena de morte na Bielorússia.
A Bielorússia é o único país europeu que ainda aplica a pena de morte, e segundo defensores dos direitos do Homem, todos os anos têm lugar neste país duas a cinco execuções sem que os membros da família da pessoa condenada sejam informados do seu destino.
A Bielorússia apoiou na Comissão dos Direitos do Homem das Nações Unidas em 1999, 2000 e 2001, a resolução das Nações Unidas relativa a uma moratória universal sobre a pena de morte.
Os Deputados signatários instam veementemente a Bielorússia a aplicar a moratória sobre a pena de morte como primeiro passo para a abolição da pena capital e a ratificar o segundo Protocolo Adicional ao Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, bem como a Convenção Europeia dos Direitos do Homem e os seus protocolos pertinentes.
Os Deputados pedem ainda à Comissão e ao Conselho que "abordem esta questão na cena internacional e que aproveitem todas as oportunidades para levar a cabo campanhas contra a pena de morte no país."

in "www.carloscoelho.eu"

Eurodeputados do PSD apoiam proposta para a futura composição do Parlamento Europeu


Na Mini-Sessão Plenária do Parlamento europeu a decorrer esta semana em Bruxelas, os Deputados do PSD apoiaram a aprovação do Relatório Lamassoure relativo à futura composição do Parlamento Europeu.
Os Deputados eleitos pelo PSD, embora considerem que não é uma solução perfeita e que tem o defeito de, não estabelecendo uma regra, obrigar a uma nova negociação no quadro de futuros alargamentos, apoiam o relatório Lamassoure sobre a composição do Parlamento europeu por 3 razões:
1. Porque alguns Estados-Membros não aceitam uma mera definição de princípios gerais e colocam como condição a definição rigorosa da composição do PE antes de aceitar o Tratado Reformador, o que poderia comprometer o principal objectivo da Presidência Portuguesa da UE.
2. Porque Lamassoure propõe uma solução de compromisso equilibrada que respeita um limite mínimo que garante o pluralismo da representação dos pequenos Estados e atende à dimensão demográfica dos restantes através de um princípio de proporcionalidade degressiva que acautela uma relação justa entre os Estados.
3. Porque, assim, se põe travão às tentativas inaceitáveis de Deputados alemães, polacos, espanhóis e italianos de reforçar o peso dos Estados mais populosos "esmagando" a representação dos Estados médios como Portugal

in "www.carloscoelho.eu"

segunda-feira, outubro 15, 2007

Finanças mudam "gralha" no OE

"O Ministério das Finanças admitiu a existência de uma gralha no Orçamento do Estado para 2008"
Já???
Isto já era de esperar, ou seja, quando este ministro das finanças apresenta algo com tanto orgulho, e tratando um projecto como se fosse uma espécie de bebé, é o que dá.
Infelizmente para nós, os portugueses, o Ministro das Finanças deste Governo ainda não fez nada que depois não tivesse que ser "reparado", mas neste caso é bastante grave. Se não fosse a comunicação social a dar com esta "gralha", que mais parece uma espécie de tentativa para ver se "passava", a injustiça social neste país mais uma vez piorava. Então não era que segundo o famoso Orçamento de Estado 2008, apresentado como se fosse a salvação mundial, dava benefícios aos pensionistas com reformas mais elevadas? E os pequenos pensionistas, aqueles que pouco ganham para se poder alimentar? Iriam pagar os desaires dos outros? E ainda se defende o ministro com esta afirmação: , "está fora de questão a possibilidade de gerar qualquer benefício a titulares de rendimentos mais elevados". Pois bem, que eu saiba ele é que foi o responsável por esta bela "obra de arte".
O mais grave penso é que não é isto. O mais grave é que estamos a chegar ao momento de pensar nas próximas eleições legislativas, e este governo já está a pensar nisso. Estivemos este tempo todo a poupar, a apertar o cinto, e eis que este governo começa a tomar a primeira decisão errada e completamente populista a penasr nas legislativas. Baixar os impostos. Todos nós sabemos que ainda não se pode baixar os impostos, os únicos impostos que se pode baixar, é o IRC, e pouco, somente para poder relançar o investimento e tentar de certo modo baixar o desmprego. O outro imposto que não deve baixar, mas sim acabar, é o imposto municipal sobre veículos (selo do carro), além de ir contra as novas normas europeias, e de sermos o único país da comunidade a tê-lo, este imposto é aquilo que eu chamo de imposto estúpido. Quanto ao IRS e ao IVA, penso que só para daqui a um ou dois anos, é que se poderá pensar em baixar, e somente se as outras medidas o tornar seguro. Agora só nos resta esperar!

domingo, setembro 30, 2007

Líder parlamentar da bancada do PPD/PSD

Muito se tem falado de Pedro Santana Lopes como possível líder parlamentar da bancada do PPD/PSD, visto Luis Filipe Menezes não ser deputado.
Penso que não há ninguém melhor que Santana Lopes para ocupar esse cargo, aliás até seria bastante interessante o facto de haver uma espécie de frente a frente entre Sócrates e Santana Lopes. Claro está que o PPD/PSD só pode ter a ganhar e muito com esta situação, pois todos os portugueses já repararam no enorme receio do PS quando se fala num confronto José Sócrates VS Santana Lopes.
Se Filipe Menezes andar pelas ruas de Portugal a conhecer os males do povo Português, e depois Santana Lopes ao seu estilo, defender o povo tal como ele sempre fez, de certeza que as sondagens inverterão a favor do PPD/PSD, e em 2009 chegará ás vitórias, tal como Menezes tanto fala.

Vitória de Luis Filipe Menezes

Antes de mais nada, quero deixar aqui os parabéns a Luis Filipe Menezes por ter vencido as eleições.
Quem ganhou com estas eleições, não foi apenas Filipe Menezes e sua equipe, mas sim os militantes, por terem finalmente visto arrancar o percurso que ainda falta percorrer até o estatuto de militante ser clarificado. Ou seja, ser militante não basta ser apoiante e ter direito de ir de vez em quando a meia dúzia de pequenas reuniões nas CPS, a partir de agora, é também reconhecido algum valor... o de votar no seu líder.
Agora só falta uma coisa, o passo seguinte... o factor militante.
Até agora, qualquer pessoa podia ser militante, mas espero que a partir de agora se escolha quem o pode ser, pois senão assistiremos àquilo que tem vindo a acontecer, ou seja, apoiantes de outros partidos se afiliarem no PPD/PSD para de lá tirarem certas informações.
Espero também que se apure porque em certas CPS só existem uma lista, e sempre que hajam eleições para a CPS, a lista é a mesma, apenas fazem uma rotatividade nessa lista. Porque será? Penso que deve haver algum tipo de barramento para outras listas.
Estas pequenas coisas é que têm dinamitado o partido e isso deve ser revisto... mas até lá... Parabéns Dr. Luis Filipe Menezes, e um abraço laranja.

quinta-feira, setembro 27, 2007

AGENDA MÊS DE OUTUBRO 2007 (ACTIVIDADES DESPORTIVAS)

BASQUETEBOL
Campeonato Nacional da 1ª Divisão – Seniores Masculinos – Zona Norte
Dia 6 – Clube Basquetebol de Viana/Petrozelo / Guifões S.C.
Dia 20 – Clube Basquetebol de Viana/Petrozelo / A.C.R. Vale de Cambra
Local: Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, às 17.15H

Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Seniores Masculinos – Zona Norte
Dia 14 – Escola Desportiva Viana / C.B. Penafiel., às 16.00H
Dia 27 – Escola Desportiva de Viana / G.D. André Soares, às 17.00H
Local: Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior

FUTEBOL
Dia 21 – Chevrolet Football Cup 2007 – Kids for Kids
Local: Jardim da Marina, a partir das 10.00H
Org.: Solimauto, Lda- Zona Industrial – S. Romão do Neiva
4935 – 231 S. Romão do Neiva
Tel. 258350220
E-mail: solimauto@gfs.pt

FUTSAL
Campeonato Nacional de 1ª Divisão – Seniores Masculinos
Dia 6 – Nogueirense / Olivais (Lisboa)
Dia 20 – Nogueirense / Sporting Clube Portugal
Local: Pavilhão Municipal de Monserrate, às 18.00H

HÓQUEI EM PATINS
Campeonato Nacional da 1ª Divisão – Seniores Masculinos
Dia 6 – Juventude de Viana / A.D. Valongo, às 21.30 H
Dia 9 – Juventude de Viana / Candelária dos Açores, às 21.00 H
Dia 13 – Juventude de Viana / Porto Santo SAD - Madeira, às 21.30 H
Dia 27 – Juventude de Viana / Sport Lisboa e Benfica, às 21.30 H
Local: Pavilhão Municipal de Monserrate



Fonte (Câmara Municipal de Viana do Castelo)

AGENDA MÊS DE OUTUBRO 2007 (Outras actividades)

Dia 1 - Comemoração do Dia do Idoso (âmbito do Projecto Cultura da Idade: Envelhecer com Qualidade)
Dia 5 - Caminhada do Outono/Passeio Polis
Dia 16 - Comemoração do Dia Mundial da Alimentação
Dia 28 - Caminhada da Luta Contra o Cancro da Mama
De 1 a 31 - Comemoração do X Aniversário da Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis
Dias 25,26 e 27 - Fórum da Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis
Para cada um destes eventos consultar programa específico.
Organização: Gabinete Cidade Saudável
Edifício Vila Rosa
Avenida Rocha Páris, nº103
4900-887 Viana do Castelo
Tlf.: 258 806260/1/2
Fax: 258 806269
e-mail: cidadesaudavel@cm-viana-castelo.pt
www.cm-viana-castelo.pt

De 28/09 a 31/10/2008 – Concurso “Barreiras e soluções à Mobilidade Urbana”
De 2 a 27/06/2008 – Projectos Escolares: A compostagem nas Escolas, A Caminho de uma Mobilidade Sustentável, 5º Reciclar(-te), Biodiversidade Dunar e as Alterações Climáticas.
De 2 a 27/06/2008 – Sessões Temáticas: A água, As Plantas, Pegada Ecológica, Resíduos, Floresta, entre outras.
Local: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental - CMIA(Azenhas D. Prior-Argaçosa – 4900-202 Meadela)
Telf: 258 845 434
E-mail: cmia@cm-viana-castelo.pt

Projecto Cultura da Idade
Dia 3 – Palestra: “Diabetes: prevenção do pé diabético”
Local: Senhor do Socorro (Areosa), às 14.30 H
Dia 10 – Baile
Local: Meadela, às 14.30H
Dia 17 – Sessão de Cinema
Local: Auditório do Estaleiros Navais de Viana do Castelo, às 14.30H
Dias 24 e 31 – Antigas Profissões
Local: Visita ao Museu Municipal, às 14.30 H
Org.: Gabinete Cidade Saudável da Câmara Municipal de Viana do Castelo
Edifício Vila Rosa
Avenida Rocha Páris, nº103
4900-887 Viana do Castelo
Tlf.: 258 806260/1/2
Fax: 258 806269
e-mail: cidadesaudavel@cm-viana-castelo.pt
www.cm-viana-castelo.pt

Dia 13 – Apresentação do Livro “Governância Municipal – cidadania e governação nas Câmaras Municipais Portuguesas, da autoria de Arnaldo Ribeiro.
Local: Auditório do Museu Municipal, às 11.00H
Org.: CER – Centro de Estudos Regionais

Dia 27 – Sábados com Histórias: Conto “Urpi” de Maria do Céu Ferro
Local: Biblioteca Municipal, às 11.00H
Rua Cândido dos Reis – 4900 Viana do Castelo
Tel. 258809302
E-mail: relacoes-publicas-biblioteca@cm-viana-castelo.pt

Todos os dias: Visitas guiadas à cultura biológica do vinho verde com degustação.
Aos fins-de-semana – Eventual mini-curso de Prova de Vinhos
Local: Solar de Merufe – Geraz do Lima
Reservas: solardemerufe@sapo.pt

AGENDA MÊS DE OUTUBRO 2007

Cinema

SESSÕES CINECLUBISTAS
Local: Cinema Verde Viana – Centro Comercial 1º de Maio.
Sessões às Quartas-feiras, às 21.45H.
Dia 3 – O MEU TIO, de Jacques Tati
(Mon Oncle, 1958, França/ Itália, 111’, M/12)
Dia 10 – POR CULPA DE FIDEL, de Julie Gavras
(La Faute à Fidel!, 2006, Itália/ França, 99’, M/12)
Dia 17 – OS DIAS DO ABANDONO, de Roberto Faenza
(I Giorni Dell’ Abbandono, 2005, Itália, 96’, M/12)
Dia 24 – GOLDEN DOOR – A PORTA DA FORTUNA, de Emanuele Crialese
(Nuovomondo, 2006, Itália/ Alemanha/ França, 120’, M/12)
Dia 31 – ALPHA DOG, de Nick Cassavetes
(Alpha Dog, 2006, EUA, 117’, M/16)
Org.: AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual
Praça D. Maria II, 113, r/c
4900-489 Viana do Castelo
Associação Ao Norte
Tel. 258 821 619
Fax: 258 821 619
E-mail: ao-norte@nortenet.pt
info: www.ao-norte.com

SESSÕES ESPECIAIS - LUCHINO VISCONTI
Local: Auditório do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (Largo das Almas). Entrada Livre.
Sessões às Sextas-feiras, às 21.45H.
Dia 5 - OBSESSÃO, de Luchino Visconti
(Ossessione, 1943, Itália, 134', M/12)
Dia 12 - A TERRA TREME, de Luchino Visconti
(La Terra Trema: Episodio del Mare, 1948, Itália, 153', M/12)
Dia 19 - BELÍSSIMA, de Luchino Visconti
(Bellissima, 1951, Itália, 110', M/12)
Dia 26 - ROCCO E OS SEUS IRMÃOS, de Luchino Visconti
(Rocco e I Suoi Fratelli, 1960, Itália/ França, 171', M/12)
Org.: AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual
Praça D. Maria II, 113, r/c
4900-489 Viana do Castelo
Associação Ao Norte
Tel. 258 821 619
Fax: 258 821 619
E-mail: ao-norte@nortenet.pt
info: www.ao-norte.com

SESSÃO cultura da idade
Local: Auditório do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (Largo das Almas), às 14.30H. Entrada Livre.
Dia 17 - OS TRÊS DA VIDA AIRADA, de Perdigão Queiroga
(Portugal, 1952, 94', M/12)
Org.: AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual
Praça D. Maria II, 113, r/c
4900-489 Viana do Castelo
Associação Ao Norte
Tel. 258 821 619
Fax: 258 821 619
E-mail: ao-norte@nortenet.pt
info: www.ao-norte.com

DESTAQUES DA AGENDA MÊS DE OUTUBRO 2007 (Exposições)

De 20 a 30/11 – Exposição “Numária Portuguesa III: A Moeda do Escudo ao Euro”
Local: Museu do Traje
Praça da República – Viana do Castelo
Tel. 258800174

Dias 20 e 21 – II Viana Noivos
Local: Pavilhão de Exposições da Aiminho (Campo do Castelo)
Programa de animação permanente – desfiles, música, dança, animação de rua, prova de vinhos, workshops, sorteios de viagens, espaço mesas de sonho e zonas de descanso e zonas de descanso e lazer, entre outros.
Org. ÂncoraEventos - Agostinho Gomes. Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo
Casa do Cornedo – 4910-014 Âncora
Telef. 258912632 – Telem. 964072359
E-mail: geral@ancorfogos.com

DESTAQUES DA AGENDA MÊS DE OUTUBRO 2007

Música
Dia 4 – Concerto pela Fadista Ana Lains
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 21.30H
Rua Sá de Miranda - Viana do Castelo

Dia 5 – Concerto pelo Grupo Sal
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 21.30H
Rua Sá de Miranda - Viana do Castelo
Tel. Bilheteira: 258809382.

Dia 6 – Concerto OPUS ENSEMBLE - “O Folclore Rural e Urbano na Música de Câmara de Hoje”
Pedro Ribeiro: oboé, Ana Bela Chaves: violeta, Olga Prats: piano, Alejandro Erlich Oliva: contrabaixo.
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda (Bilheteira Tel. 258809382), às 21.30H
Rua Sá de Miranda – Viana do Castelo


Dia 19 – Concerto Maria Teresa – Uma voz Lusófona
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda (Bilheteira Tel. 258809382), às 21.30H
Rua Sá de Miranda - Viana do Castelo
Informações: toninho.docarmo@free.pfr

Dia 20- “Redondo Vocábulo” com João Afonso (Voz) e João Lucas (Piano)
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda (Bilheteira Tel. 258809382), às 22.00H
Rua Sá de Miranda - Viana do Castelo
Informações: José Carlos Barbosa – E-mail: jose.carlos.barbosa@cgd.pt

Dia 31 – Concerto com o músico brasileiro Roberto Corrêa
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda (Bilheteira Tel. 258809382), às 21.30H
Rua Sá de Miranda - Viana do Castelo

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

30 DE SETEMBRO 2007 - VIANA DO CASTELO
No próximo dia 30 de Setembro (Domingo), a Câmara Municipal de Viana do Castelo comemora as Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema “Património em diálogo”, pelo que vimos junto de V. Exas solicitar a melhor colaboração na divulgação do seguinte programa:
Às 10.00H - Percurso Pedestre "Do burgo medieval à cidade contemporânea" - Visita guiada e comentada aos principais exemplares arquitectónicos (antigos e contemporâneos), da cidade de Viana do Castelo.
Concentração às 10.00 horas no Parque de Estacionamento da Câmara Municipal
O percurso terminará com uma visita ao Centro de Interpretação e Monitorização Ambiental (CMIA) do Parque da Cidade, seguindo-se um piquenique tradicional na área de lazer do referido parque, com animação a cargo de um Grupo Folclórico local.
Inscrições (em número limitado) na Divisão de Acção Cultural da Câmara Municipal de Viana do Castelo, sita no Edifício do Hospital Velho, Praça da Erva – Viana do Castelo, através do telefone 258809350, fax 258828777 ou e-mail: dac@cm-viana-castelo.pt.

Com o apoio de: António Cunha Leal (Divisão de Acção Cultural da Câmara Municipal de Viana do Castelo)

sexta-feira, setembro 14, 2007

Prémio Sakharov 2007: pelos que lutam por um mundo melhor e mais justo


O Parlamento Europeu atribui anualmente, desde 1988, o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, destinado a reconhecer indivíduos ou organizações que se destacaram na luta contra a opressão e a injustiça em todo o mundo, da África do Sul à Bielorússia, de Cuba ao Bangladesh. A contagem decrescente para a entrega do prémio deste ano já começou, com a nomeação de cinco candidatos. Vejamos quem são os potenciais vencedores do Prémio Sakharov 2007.
Na reunião conjunta realizada hoje pela Comissão do Desenvolvimento, pela Comissão dos Assuntos Externos e pela Subcomissão dos Direitos Humanos, foram nomeados quatro candidatos pelos grupos políticos e um candidato por um grupo interpartidário de eurodeputados. Os cinco candidatos ao Prémio Sakharov 2007 são: Bartolomeu I, Patriarca Ecuménico de Constantinopla, os dissidentes chineses Zeng Jinyan e Hu Jia, a defensora dos direitos das mulheres afegãs, Malalai Joya, o advogado sudanês Salih Mahmoud Osman e a jornalista russa Anna Politkovskaia (a título póstumo).
No dia 24 de Setembro as comissões parlamentares acima referidas reduzirão para três o número de candidatos. O vencedor do Prémio Sakharov 2007 será seleccionado pelos líderes dos grupos políticos (Conferência dos Presidentes) no dia 25 de Outubro.
A entrega do prémio terá lugar no dia 11 de Dezembro, durante a sessão plenária de Estrasburgo, um dia depois de se comemorar o 59° aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos do Homem pelas Nações Unidas.

in "http://www.europarl.europa.eu"

Acabar com o contrabando de tabaco: PE faz balanço do acordo com a Philip Morris


contrabando de tabaco priva os contribuintes de elevadas receitas fiscais e está muitas vezes na origem de violenta criminalidade organizada. O fenómeno alastra-se a toda a UE e assume grandes proporções em determinadas regiões. Com o apoio do PE, a CE iniciou uma nova estratégia de combate ao contrabando de tabaco, através de um acordo com a Philip Morris. Esta estratégia funcionou? Pode funcionar com outras empresas? O PE faz um balanço do acordo.
Os números são surpreendentes: os cigarros representam mais de 60% dos produtos de contrabando apreendidos em 2006. Estima-se que os 150 milhões de maços de cigarros apreendidos nesse ano representem, para os orçamentos da UE e dos Estados-Membros, perdas em direitos aduaneiros e impostos na ordem dos 460 milhões de euros.
Em Novembro de 2000, a Comunidade apresentou junto do Tribunal de Nova Iorque uma queixa contra diversos fabricantes de tabaco por presumível envolvimento no contrabando de cigarros para a União Europeia. Dez Estados-Membros da UE aderiram a esta acção entre Janeiro e Abril de 2001. No caso da Philip Morris, o processo resultou num acordo, assinado no dia 9 de Julho de 2004, destinado a combater o contrabando e a contrafacção de cigarros de forma efectiva. Neste acordo, a empresa obrigou-se ao pagamento, durante um período de 12 anos, de uma quantia de aproximadamente 904 milhões de euros às autoridades comunitárias, que a utilizaria em actividades de luta contra a fraude nos Estados-Membros.
Parlamento Europeu prepara relatório
O eurodeputado belga Bart Staes (Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia), autor do relatório que será debatido em plenário durante o mês de Outubro, considera que este acordo foi "um êxito", uma vez que permitiu aceder às bases de dados da Philip Morris e criar um ambiente de confiança entre as partes. No entanto, o texto "lastima que, até ao momento, nenhum outro fabricante de cigarros tenha concluído um acordo similar", pelo que exorta a Comissão a prosseguir negociações com todos os grandes operadores de mercado com vista à celebração de acordos, designadamente com a Japan Tobacco e a Reynolds American.

in "http://www.europarl.europa.eu"

Normas europeias para o regresso forçado de imigrantes ilegais


A Europa está actualmente a definir as primeiras normas e procedimentos comuns para o regresso de pessoas que permanecem ilegalmente num Estado-Membro. É uma forma de harmonizar essas normas e procedimentos nos Estados-Membros que lidam com regressos forçados e de assegurar medidas justas e transparentes. A Comissão parlamentar das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos pronunciou-se esta quarta-feira sobre o assunto.
A proposta de directiva da Comissão tem como objectivo "fornecer normas comuns claras, transparentes e justas relativas ao regresso, ao repatriamento, à utilização de medidas coercivas, à custódia temporária e à readmissão, que respeitem integralmente os direitos humanos e as liberdades fundamentais das pessoas envolvidas."
650.000 decisões de regresso
Todos os anos milhares de pessoas arriscam a vida para chegar à Europa, onde muitas vezes acabam por se confrontar com más condições de vida e de trabalho, sem acesso aos serviços de saúde, aos tribunais, ao direito à reforma. Apesar de ser difícil precisar o número de imigrantes ilegais na Europa, de acordo com os números fornecidos pela Comissão em 2004 foram proferidas 650.000 decisões de regresso, das quais 164.000 resultaram em regresso forçado e 48.000 em regresso voluntário. O "regresso" aplica-se apenas a pessoas que permanecem ilegalmente na Europa.
A proposta de directiva sugere um procedimento em duas fases, destinado a promover o regresso voluntário: numa primeira fase, a decisão de regresso e, quando necessário, uma segunda fase correspondente à medida de afastamento.
A política comunitária de regresso é um aspecto fundamental da luta contra a imigração ilegal, mas a legislação dos Estados-Membros nesta matéria difere de país para país, o que faz com que muitos imigrantes ilegais se mudem para Estados-Membros com uma legislação menos restritiva. Por outro lado, muitos imigrantes ilegais conseguem permanecer na UE, apesar de terem sido objecto de uma decisão de regresso, o que representa um obstáculo à eficácia e credibilidade da política europeia em matéria de combate à imigração ilegal.
O debate no Parlamento Europeu está agendado para este Outono. Para entrar em vigor, a Directiva deverá ser aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho de Ministros.

in "http://www.europarl.europa.eu"

Carlos Coelho apoia maior protecção de dados na Europol

Na Sessão Plenária do Parlamento Europeu, a decorrer esta semana em Estrasburgo, o Deputado do PSD Carlos Coelho apoiou o Relatório Diaz de Mera relativo às bases de dados da Europol e ao Regime de Protecção de Dados Pessoais.
Segundo Carlos Coelho esta é "uma iniciativa da República da Finlândia que visa adaptar o regulamento aplicável aos ficheiros da Europol à legislação que está agora em vigor.”
De facto, o Protocolo de 2003 que entrou em vigor em Abril deste ano, veio alterar o Título III da Convenção Europol e, nomeadamente, a parte relativa à criação dos ficheiros de análise e a recolha, o tratamento, a utilização e a eliminação de dados pessoais que constem desses ficheiros.
Segundo Carlos Coelho “desta forma, as regras de execução que foram adoptadas terão que ser consequentemente alteradas em conformidade.”
"Trata-se, assim, de uma medida, que apesar de temporária, é necessária e oportuna.”
Na realidade, esta medida deverá ter um período curto de aplicação, uma vez que todos os actos precedentes deverão ser revogados na data em que a Decisão do Conselho que cria o Serviço Europeu de Polícia entrar em vigor.

in "www.carloscoelho.eu"

cartaz Function!


*FUNCTION* é o projecto liderado pelo músico, compositor e artista sonoro australiano *Matthew Nicholson*. A sua relação com uma vasta rede geográfica de amigos talentosos, deu origem a este projecto onde delicadas canções folk incorporam referências sonoras de todo o mundo.
Com *"The Secret Miracle Fountain"*, álbum editado pela editora americana *Locust Music (a mesma de Josephine Foster ou Sir Richard Bishop, entre outros)*, mereceram destaque e elogios na imprensa especializada um pouco por todo o mundo, casos das conceituadas *The Wire* e *Pitchfork* (que o pontuou com 8.2/10).

quinta-feira, setembro 13, 2007

Scolari VS Platini

É obvio que já há bastante tempo que se esperava por uma coisa destas. Algum dia tinha de acontecer, Platini já experimentou de tudo, árbitros, polémicas, etc... Desta vez foi um golo mal marcado, e depois um jogadorzeco que queria "supostamente" convidar Quaresma para jantar. Claro está que ninguém no seu perfeito juízo acredita numa história destas, a não ser, claro Platini. Apoio Scolari, e apoiaria quem quer que fosse que defendesse a sua honra, e acima de tudo a honra de Portugal.

quinta-feira, setembro 06, 2007

Mensagem de apoio a Luis Filipe Meneses

Caro dr. Luis Filipe Meneses, espero que esta sua vitória, seja a vitória de todos os sociais democratas, e de todos os portugueses.
Está na hora de Portugal tomar um novo rumo, de o PSD ter uma nova "cara lavada" e de finalmente se arrumar a casa.
O rumo que o PSD estava a tomar apenas iria dar a um sentido. A extinção deste grande partido.
Por isso, e porque quando o companheiro foi a Fafe, pude constactar que as nossas ideias eram de todo semelhantes, eu o apoiarei, e como sempre que apoio uma causa, espero ter uma alegria nestas próximas directas.

quarta-feira, junho 20, 2007

Carlos Coelho pede melhor intercâmbio de informação de registos criminais entre os Estados-Membros


Segundo Carlos Coelho "com a livre circulação de pessoas existente no espaço comunitário, torna-se cada vez mais natural que os indivíduos possam ser objecto de condenações penais fora do seu país. No entanto, não existem actualmente ao nível comunitário critérios comuns relativos às condenações de indivíduos que não sejam nacionais, em que a troca desse tipo de informações é feita com base na Convenção Europeia de Auxílio Judiciário Mútuo em Matéria Penal, de 1959, e do seu Protocolo adicional de 1978, a qual se tem revelado muito insatisfatória, especialmente tendo em conta o tipo de cooperação que o Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça exige."
Por esta razão, o Deputado do PSD considerou a proposta "positiva, uma vez que deverá contribuir para melhorar a cooperação judiciária e policial na União Europeia, através de uma melhoria do intercâmbio e da circulação de informações sobre condenações penais. Pretende-se, assim, que um Estado Membro tenha a possibilidade de fornecer uma resposta correcta e exaustiva a qualquer pedido de antecedentes criminais que lhe seja enviado respeitante aos seus nacionais."
Na opinião de Carlos Coelho "deverá, assim, ser construído um sistema informatizado que permitirá um intercâmbio de informações relativas aos antecedentes criminais, através de um formato europeu homogéneo."
O Estado Membro de condenação deve ser considerado como o detentor dos dados sobre condenações penais pronunciadas no seu território contra nacionais de outros Estados Membros, dados esses que deverão ser transmitidos ao Estado Membro do qual a pessoa em questão seja nacional, o qual deverá manter esses dados, actualizando-os sempre que necessário.
Existindo, deste modo, um registo completo e actualizado dos antecedentes criminais do indivíduo em questão, que poderá ser utilizado em diferentes situações, como por ex. na identificação de suspeitos, no apoio a investigações criminais em curso, na determinação da severidade da pena, etc.
Carlos Coelho terminou lamentando que "mais uma vez, que em detrimento do tão necessário equilíbrio entre Liberdade/Segurança continue pendente no Conselho, desde 2004, a adopção da Decisão-quadro relativa às garantias processuais concedidas aos suspeitos e aos arguidos no âmbito dos processos penais. Ao mesmo tempo, que lamento que a Decisão-quadro relativa à protecção de dados no âmbito do 3º pilar, ainda não esteja concluída."

in "www.carloscoelho.eu"

Carlos Coelho exige proibição de comércio de peles de cães e gatos


Na sessão plenária do Parlamento Europeu o Deputado do PSD Carlos Coelho apoiou o Relatório Eva-Britt Svensson relativo è proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que proíbe a colocação no mercado, a importação e a exportação comunitárias de peles de gato e de cão e de produtos que as contenham. Tendo em consideração a comercialização no mercado comunitário de peles de cães e de gatos e produtos delas derivados, Carlos Coelho considerou "necessário criar um instrumento que uniformize as regras aplicáveis a este comércio e que proíba totalmente a sua utilização, importação ou exportação no espaço comunitário."
Para o Deputado do PSD "esta exigência traduz-se não só pela vertente ética de se considerar estes animais como de companhia, mas também pelo facto de garantir um nível de protecção e respeito pelo bem-estar animal que não é assegurado pelo método cruel associado à criação e abate destes animais."
Segundo Carlos Coelho "há que restaurar a confiança dos consumidores e dos comerciantes de peles europeus, objectivo só atingível com um corpo legislativo comum que proíba este comércio e que clarifique os requisitos legais a nível de todos os Estados-Membros em matéria de proibição da venda e distribuição de peles de cães e gatos e elimine, assim, os obstáculo ao bom funcionamento do mercado interno no sector das peles em geral."
Consciente da preocupação generalizada e uniforme dos cidadãos europeus face a este comércio ilícito e imoral, Carlos Coelho defendeu "a adopção de um conjunto de medidas concretas por parte da União nesta matéria reforçará a identificação do cidadão com as instituições europeias."

Perguntas de Silva Peneda à Comissão:

1. Que tipo de medidas concretas vai adoptar relativamente à continuação do incumprimento dos acordos comerciais por parte da China com a UE?

2. Como tenciona gerir a questão do fim das quotas à importação de têxteis chineses depois de 2007?

3. Como pensa vir a reforçar a penalização dos importadores europeus que desrespeitam a legislação sendo cúmplices na introdução no mercado europeu de produtos de contrafacção, sobretudo de têxteis oriundos da China?


in "www.silvapeneda.org"

Silva Peneda questiona Comissão Europeia sobre violação pela China dos acordos comerciais com a UE


Segundo Silva Peneda "A China continua a desrespeitar os acordos comerciais estabelecidos com a UE recorrendo a práticas comerciais desleais e aplicando medidas discriminatórias e barreiras tarifárias e regulatórias às empresas europeias."
Esta situação é confirmada pelo aumento insustentável do défice comercial da UE com a China que se prevê atingir em 2007 cerca de 170 mil milhões de euros e consequentemente pelos níveis recorde de excedente atingidos pela balança comercial chinesa. O Deputado português acusa a China de "só no ano de 2006, ter estado na origem de 80% dos produtos contrafeitos apreendidos nas fronteiras europeias."As empresas da UE perdem, por ano, entre 400 e 800 milhões de euros no mercado interno devido à contrafacção e só em Portugal esses prejuízos representaram um valor superior a 180 milhões de euros, entre 2000 e 2006.
Para Silva Peneda "estes prejuízos causados às empresas europeias e portuguesas comprometem a criação de emprego, desincentivam o investimento em inovação, investigação e desenvolvimento, para além de privar os governos de receitas fiscais."Na opinião do Deputado do PSD "A Europa deve responder à globalização sem renunciar aos seus interesses e aos valores inerentes ao seu modelo social, através de um forte posicionamento relativamente ao escrupuloso cumprimento dos seus acordos de comércio internacional."
"A abertura do comércio internacional e as condições de acesso aos mercados têm de ser globais e recíprocas. Não se espera que a Europa venha apenas a reagir ao fenómeno da globalização, mas que dê mostras de controlar os aspectos mais decisivos do processo."

ACTIVIDADES DESPORTIVAS EM VIANA DO CASTELO JULHO DE 2007

ARTES ORIENTAIS
Dia 7 - 7.ª Etapa de Revisão do Curso de Monitores de Choy Lee Fut Kung Fus
(aberto ao público que desejar assistir)
Local: Sala de Armas do Pavilhão Municipal de Monserrate, das 10 às 12H.
Dia 21 - Exames Finais do Curso de Monitores de Choy Lee Fut Kung Fu
(aberto ao público que desejar assistir)
Local: Pavilhão Municipal de Monserrate, das 15 às 16H.
Org.: Academia de Artes Orientais. Apoio: C. M. Viana do Castelo
ATLETISMO
Dia 8 – XXI Grande Prémio de Atletismo de Vila de Punhe
Local: Vila de Punhe
Org.: Grupo Juvenil de Vila de Punhe, às 09.30H
Apoio: Inatel
Dia 19 – III Tarde do Lima
Local: Estádio Municipal Manuela Machado
Org.: Associação de Atletismo de Viana do Castelo
Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo
BTT
Dia 28 – 3º Passeio BTT – Trilho, Moinhos e Azenhas do Vale do Neiva
Local: Barroselas, às 09.00H
Org.: A Mó – Secção de Ambiente
CANOAGEM
Dia 7 – Praia Fluvial de Vale
Local: Barroselas, às 15.00H
Dia 14 – Descida do Rio Neiva: Panque/Barroselas
Local: Barroselas, às 08.30H
Dia 21 – Descida do Rio Neiva: Barroselas/Castelo de Neiva
Local: Barroselas, às 08.30H
Org.: A Mó – Secção de Ambiente
CICLOTURÍSTICO
Dia 13 – V Passeio Cicloturístico “Viana à Noite”
Local: Viana do Castelo
Org.: Associação C. D. Santa Marta de Portuzelo, às 21.00H
Dia 29 – XIX Circuito Cicloturístico de Perre
Local: Perre
Org.: Grupo de Cicloturismo de Perre, às 09.30H
Apoio: Inatel
KARATÉ-DO SHOTOKAI
Dias 27 e 28 – 11º Estágio de Verão
Local: Pavilhão Municipal de Monserrate, dia 27 das 19.30 às 21.30H e dia 28 das 17.30 às19.30H. Dia 28 Exames das 10.30 às 12.00H
Org.: Associação Portuguesa de Karaté-do Shotokai
MALHA
Dia 1 – 1º Torneio de Malha
Local: Campo de Tiro
Org.: Associação de Caçadores de Lanheses
NATAÇÃO
Dia 1 – 16º Edição do Torneio de Natação “1ª Braçada “
Local: Piscinas do Amorosa Clube, de Manhã
PESCA DESPORTIVA
Dia 8 – 14º Concurso Ibérico de Pesca Desportiva de Mar
Na modalidade de pesca livre, abrange uma área de 35 km da foz do Rio Neiva à foz do Rio Minho
Org.: Grupo Desportivo Recreativo e Cultural da APPACDM
TIRO
Dia 7 – VII Torneio de Tiro aos Pratos
Local: Campo de tiro
Org.: Associação de Caçadores de Lanheses
ACTIVIDADES DIVERSAS
“Domingos Saudáveis”:
Dia 1 – Basquetebol, Body Pump, Ginástica/Aeróbica
Dia 8 – Caminhada, Passeios a Cavalo, Passeios de Bicicleta
Dia 15 – Dança do Ventre e Hip Hop, Jump Fit, Karaté
Dia 22 – Basquetebol, BTT, Canoagem, Danças Latinas
Dia 28 – RPM (Spinning), Voleibol
Local: Jardim da Marina das 9.00/10.00 H às 12.00 H. Participação gratuita.
Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo através do Gabinete Cidade Saudável.

EXPO-FEIRAS EM VIANA DO CASTELO JULHO 2007

Aos Sábados - Feirão - Venda de Produtos Regionais e actuação de Grupos Folclóricos
Dia 7 – Grupo Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Folclórico Danças e Cantares de Perre e Grupo Folclórico Culturas Danças e Cantares de Carreço
Dia 14 – Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses e Grupo Folclórico de Chafé
Dia 21 – Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço e Grupo Folclórico de Castelo do Neiva
Dia 28 – Ronda Típica de Carreço, Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço e Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela
Local: Praça da República, das 10 às 13.00 H
Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho
De 7 a 22 – XXVII Expo-Feira do Livro de Viana do Castelo – XI da Lusofonia
Tertúlias com Escritores, Espectáculos Musicais, Exposições, Biblioteca de Jardim – Animação Infantil, entre outros. (Consultar programa especifico).
Local: Jardim Público Marginal.
Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Centro Cultural do Alto Minho
Dia 7 – Feira de Antiguidades e Velharias.
Local: Jardim D. Fernando
(Primeiro Sábado de cada mês), a partir das 10H.
Org.: Núcleo de Antiquários. Apoio: M.V.C.
Dias 7 e 8 – ExpoUsados – Feira Mensal de Veículos Usados
Local: Pavilhão de Exposições – Campo D' Agonia, das 10 às 19H
Org.: Associação Empresarial de Viana do Castelo e Associação Industrial do Minho
Colaboração: Câmara Municipal de Viana do Castelo
Dia 14 – Feirinhas
Local: Centro Cívico, (Lg. Capitão Gaspar de Castro)
Org.: Junta de Freguesia e Instituições Locais de Lanheses
Dia 28 – Feirão
Local: Centro Cívico, (Lg. Capitão Gaspar de Castro)
Org.: Junta de Freguesia e Casa do Povo de Lanheses
Dias 28 e 29 – Iª Feira das Associações da Vila Franca
Local: Vila Franca, das 9 às 24 H
Promoção: Adere Vila Franca e Associações Locais
De 26 a 4/08 – Feira das Associações (consultar Programa especifico)
Local: Jardim Marginal
Org. Câmara Municipal de Viana do Castelo

Festas e Romarias em Viana do Castelo JULHO DE 2007

Dia 1 – Festa de S. Pedro, em Serreleis
Até 1 – Festa de S. Pedro, em Barroselas
Até 1 – Festa de S. Pedro, em Deocriste
De 6 a 8 – Festa da Srª da Guia e S. Bento, Stª Leocádia de Geraz do Lima
De 6 a 8 – Festas de Santo António, em Amonde
De 6 a 8 – Festa de S. Francisco, em S. Lourenço da Montaria
Dia 15 - Festa da Broa e do Chouriço, em S. Lourenço da Montaria. 
Dias 19 a 22 – Festa do Senhor do Cruzeiro e Necessidades, em Lanheses
De 22 a 29 – São José, Santo António e São Tiago, em Vila Nova de Anha
Dias 24 e 25 - Festa de S. Tiago, em Cardielos
De 26 a 29 – São Miguel, São José e Nossa Senhora das Dores, em Perre
De 27 a 29 – Festa de Santa Ana e Santo António, em Carvoeiro
De 27 a 30 – Festa de São Sebastião, Santo António e Santa Eulália, em Vila de Punhe
Dia 29 – Senhora de Vinha, em Areosa

Aos Sábados – Arraial Minhoto
Local: Quinta de Santoinho (Darque)

MÚSICA / DANÇA JULHO DE 2007 (Cortesia CMVC)

Até 15/08 – Olá Viana-2007 – 40 Eventos
Animação de Esplanadas com Música ao Vivo (consultar programa especifico)
Local: Esplanadas da cidade, das 22.00 às 24.00H.
Dia 5 – Concerto com a Orquestra Sinfónica EPMVC
Maestro: Miguel Castillo. Obras de: G. Rossini, G. Bizet e R. Korsakov
De 7 a 8 – Espectáculo de Dança – “Sincronias”
Dia 7 às 21.30 H e dia 8 às 16.00 H.
Dia 7 – Noite Flamenca, pelo grupo musical “Sonho Cigano”
Local: SIRD (Darque), às 21.30H.
Dia 13 – Folclore: Grupo Etnográfico de Areosa
Dia 20 – Folclore: Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela
Dia 27 – Folclore: Grupo Folclórico de Paredes de Coura
Local: Parque de Campismo do Cabedelo, às 21.30H
Dia 14 – Festa da Concertina - VII Encontro de Tocadores de Concertinas e Cantares ao Desafio
Local: Barroselas, às 21.30H
Dia 14 – Grupo Musical Costa Pereira
Dia 21 – Grupo Musical João Sá
Dia 28 – Grupo Musical Domingos Ribeiro
Local: Parque de Campismo do Cabedelo, às 21.30H
Dia 21 – Sons à Noite
Cantares Tradicionais pelas Cantadeiras do Vale do Neiva
Fados de Coimbra por Sérgio Ramos, Jaime Santos e Mário Amorim
Cantar Zeca Afonso por Cândido Miranda e Pedro Miranda
Local: Largo de S. Sebastião (Barroselas), às 21.30H
De 26 a 29 – Festival “JAZZ NA PRAÇA DA ERVA”
Local: Praça da Erva e Praça da República, às 22.30 H (consultar programa especifico)
Dia 27 – Concerto da Banda de Música de Moreira do Lima (Ponte de Lima)
Concerto integrado nas Festas de Vila Nova de Anha.
Dia 28 – A Noite das Danças
Local: Jardim da Marina (Anfiteatro), 21.30 H
Na primeira 6ª feira de cada mês – Grande Noite de Fado
Local: Viana Mar Restaurante

Exposiçôes em Viana do Castelo (Cortesia da Câmara Municipal)

EXPOSIÇÕES
De 7 a 30/09 – Exposição de Júlio Pomar – O Risco e a Cor
Exposição Permanente “A Lã e o Linho no Traje do Alto Minho”.
Até 3 - Exposição Bibliográfica "Ambiente : A Aposta no Futuro" integrada no Dia Mundial do Ambiente
De 7 a 31/08 – Exposição de Júlio Pomar – O Risco e a Cor
De 7 a 31 – “Outras Leituras” de Arnaldo
(integrada na XXVII Expo/Feira do Livro de Viana do Castelo)
Até 30/09 – Exposição de Fotografia “Vidas de arrasto…em busca de Palmeta na Terra-Nova”, de João Tátá Regala
Até 30/09 – Exposição de Fotografia “A Idade de Ouro do Cinema Francês – dos inícios do cinema sonoro ao nascimento da Nouvelle Vague”
De 1 a 13 – Exposição “Monserrate 50 anos de escutismo”
Org.: Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento nº 103 Monserrate de Viana do Castelo
De 2 a 15 – Exposição de Isabel Maria Nunes Barbas
De 16 a 30 – Mostra de actividades desenvolvidas pelo Centro Recreativo e Cultural das Neves
De 1 a 31 – Press & Arte – Exposição Colectiva de Pintores de Viana
Dia 14 – Exposição do Traje do Vale do Neiva
Org.: A Mó – Cantadeiras das Terras do Neiva
Até 15 – Microimpressões Poéticas: Fotografia Digital de Rogério Oliveira e Microimpressões Poéticas de Artur Paiva
De 6 a 27 - Exposição bibliográfica e Tertúlia Poética comemorativas do Centenário do Nascimento de Miguel Torga
De 7 a 8/08 - Exposição colectiva de Susana Chiocca, Amélia Alexandre e Ana Ulisses.
Inauguração dia 07 de Julho, pelas 21.30h com concerto / performance dos "Balla Prop".
De 1 a 30/09 – Exposição “Permanência do Olhar Surrealista e Experiência da Criação.
Iniciação às Artes Para Todas as Idades. Pintores em Movimento “Mutantis”.

OUTROS DESTAQUES DA AGENDA DE JULHO 2007 EM VIANA DO CASTELO

Dia 6 – Desfile e Exibição das Marchas Populares
Às 22.00 H, desfile pela Av. dos Combatentes e exibição no Anfiteatro da Marina
Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Divisão de Acção Cultural, apresenta à cidade, na noite do dia 7 de Julho, as Marchas Populares do concelho, espectáculo que nos anos anteriores tem atraído numerosos entusiastas.
O desfile inicia-se, às 22H00, com a descida da Avenida dos Combatentes em direcção ao anfiteatro do Jardim da Marginal onde os diversos grupos marchantes se exibirão para o público presente. O espectáculo termina com uma sessão de fogo de artifício.
Na edição de 2005 participaram nas marchas 10 grupos, quatro juvenis e seis adultos, entre os quais, Escolas, Associações, Escolas de Música e Juntas de Freguesia.
Informações através do Tel. 258809350 (Divisão de Acção Cultural da Câmara Municipal de Viana do Castelo).

De 26 de Julho a 4 de Agosto – Feira das Associações (consultar Programa especifico)
Local: Jardim Marginal
Org. Câmara Municipal de Viana do Castelo
Informações através do Tel. 258809350 (Divisão de Acção Cultural da Câmara Municipal de Viana do Castelo).

De 26 a 29 de Julho - Festival “Jazz na Praça da Erva”
Concertos na Praça da Erva e Praça da República, às 22.30H.
Promotor: Câmara Municipal de Viana do Castelo – Pelouro da Cultura
Produtor: Eventos David Martins.
Realizado desde 1992 na Praça da Erva em Viana do Castelo, este festival é, desde a sua origem, uma iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Este Festival mantém o prestígio conquistado pelos certames anteriores, aumentando até a afluência a Viana do Castelo de apreciadores de jazz, que consideram este evento um dos melhores do género do país. Por isso, a Praça da Erva que, pelo ambiente intimista, deu nome ao festival, tornou-se pequena para acolher os concertos mais chamativos obrigando a deslocá-los para o Teatro Sá de Miranda e para a Praça da República.
Informações através do Tel. 258809350 (Divisão de Acção Cultural da Câmara Municipal de Viana do Castelo).

DESTAQUE PRINCIPAL DA AGENDA DE JULHO 2007 EM VIANA DO CASTELO

De 7 a 22 - XXVII Expo-Feira do Livro de Viana do Castelo – XI da Lusofonia
Local: Jardim Público
Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Centro Cultural do Alto Minho
A Feira do Livro de Viana do Castelo e da Lusofonia tem se afirmado como um dos mais importantes eventos culturais realizado nesta cidade, reunindo mais de 50 Editores e Livreiros.
Além da venda de livros e sua promoção, assumem cada vez mais importância os debates literários que, nas noites do certame, se realizam na Tenda das Tertúlias com a presença de vultos prestigiados da literatura lusófona.
A animação musical, diversificada e representativa de várias expressões e escolas, a Biblioteca de Jardim e outras atracções, têm chamado ao Jardim Público numerosos vianenses e visitantes que confirmam a atractividade deste evento cultural, também complementado com exposições de pintores dos países lusófonos.
Informações através do Tel. 258809350 (Divisão de Acção Cultural da Câmara Municipal de Viana do Castelo).

segunda-feira, junho 18, 2007

Sérgio Marques apresenta conclusões sobre a problemática da Ultraperiferia na reunião do PPE a realizar nos Açores


O Bureau do PPE vai reunir, pela primeira vez, nos Açores nos dias 14 e 15 de Junho na Ilha de São Miguel. A agenda de trabalhos será marcada pela análise das políticas de União para as Ultraperiferias e pelo Livro Verde para a Política Marítima Europeia, debate que contará com a presença do Comissário Europeu das Pescas e Assuntos Marítimos Joe Borg.
Aproveitando o culminar da discussão pública sobre o Livro Verde, e aproveitando a presença Joe Borg, o PPE apresentará nesta reunião as suas orientações políticas relativamente a esta matéria. Nos Açores estarão cerca de setenta deputados europeus, especialistas convidados, funcionários europeus, intérpretes e jornalistas, num total de cerca de 140 pessoas.
Os trabalhos decorrerão no Hotel Marina Atlântico e terão início dia 14 Junho, (quinta-feira) pelas 9 horas com as boas vindas dadas pelo Líder do PSD-Açores, Dr. Costa Neves, ex-Deputado Europeu e ex-Secretário de Estado dos Assuntos Europeus. De seguida terá lugar o primeiro painel sob o tema das Ultraperiferias onde intervirão, entre outros, o Professor da Universidade dos Açores Carlos Amaral e German Gultzgoff do Eurodom, como especialistas convidados. O deputado madeirense Sérgio Marques intervirá neste painel apresentando as conclusões sobre a problemática das Regiões Ultraperiféricas.
No segundo painel, dedicado ao Livro Verde da Politica Marítima, a decorrer a partir das nove horas do dia quinze, Sexta-feira, intervirão, entre outros, o Prof. Dr. Ricardo Serrão Santos Director do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP), o investigador francês Régis Kalaydjian e Liberato Fernandes Presidente da Federação de Pesca dos Açores, como especialistas convidados, contando ainda, como já atrás foi referido, com a presença do Comissário Europeu Joe Borg. O Presidente do PSD, Dr. Luís Marques Mendes, associando-se a esta reunião de alto nível, estará presente no almoço que terá lugar no dia 14 (quinta-feira) nas Furnas onde fará uma intervenção política sobre estas matérias.
Esta será uma oportunidade para especialistas regionais e europeus nestas temáticas trocarem opiniões, fornecendo contributos que vão reforçar a posição política do PPE em relação a estas duas matérias. O Partido Popular Europeu e Democratas Europeus (PPE-DE) é o maior Grupo Político do Parlamento Europeu e a maioria dos governos da União Europeia pertence também a partidos agrupados no PPE-DE. O Bureau do PPE-DE é o órgão político que agrupa a presidência do Grupo Parlamentar no Parlamento Europeu - com o Presidente, o francês Joseph Daul e com onze vice-presidentes, onde se inclui o português João de Deus Pinheiro, mas onde se sentam também todos os presidentes e coordenadores de Comissões Parlamentares, os chefes das delegações nacionais, representando todos os Estados-Membros da UE.

in "www.sergiomarques.org"

Governo a trabalhar comme il faut?

Até que enfim que este governo toma medidas correctas.
Finalmente já era tempo de a GNR se afirmar como uma força de segurança militarisada. A medida deste governo de ser um general a chefiar a GNR só vem a reforçar a identidade desta força de segurança, que era militarisada até certo ponto, ou seja, até parecia que não se sabia bem o que era, se civil se militar.
Outra medida de louvar, i.e., se for para a frente, é o facto das cartas de condução serem por pontos. Noutros países já se fazem isso, e é sucesso, finalmente vamo-nos ver livres desta péssima condução que se assiste todos os dias.

sexta-feira, junho 01, 2007

Plano tecnológico

O novo plano tecnológico, apesar de ser mais barato para a educação, obriga obviamente o povo a pagar algo.
É preciso ver que, se percebi bem, os computadores que os alunos utilizarão nas escolas serão pagos pelos alunos.
Ou seja, as pessoas terão de comprar computadores na escola, para não falar naquele que temos de ter em casa.
Já que estou a falar dos computadores com acesso á internet em casa, porque não existe aqui em Portugal como em França, serviços em que se paga um valor bastante baixo, por telefonar para dentro e fora do país e internet grátis?
Mas voltando ao Estado, não basta pôr computadores e internet nos serviços, mas também se deve dar formação àqueles que "arranjaram" esses cargos de um modo suspeito, e que não percebem nada de informática.
É que sempre que vou a algum serviço de Finanças, Câmara, etc., há sempre algum computador supostamente avariado, ou com problemas de rede. Pelo menos é isso que os funcionários dizem, mas já reparei que nem sempre isso é verdade. Eles é que não sabem utilizar os computadores.
Para terminar, o Governo gaba-se do programa "novas oportunidades", mas as ditas "novas oportunidades" são para os trabalhadores, e os desempregados, eles não têm direito a "novas oportunidades"?

quinta-feira, maio 31, 2007

Incêndios

Aquilo que as pessoas neste momento estão a pensar, é que o governo não trabalha, e a prova está no atraso do pedido de aluguer dos helicópteros para o combate aos incêndios. O que deu uma multa bastante exagerada.
Obviamente que se este governo tivesse utilizado alguns Regimentos do Exercito para limpar as matas, e por exemplo criar alguma força de segurança para controlar quem não o faz, não haveria tantos incêndios.
Claro que nem todas as pessoas têm meios para limpar as matas, e nesses casos o Estado poderia mandar o Exercito limpá-las, com uma coima, ou conta ligeira. Aí não seria necessário os ministros se darem ao trabalho de alugar meios aéreos que por vezes ninguém sabe pilotar.

O "Monstro" está de volta

Penso que José Sócrates já sabe que o Estado gasta demasiado, mas ainda não conseguiu controlar as despezas correntes.
Os despedimentos de nada servem, aliás, só faz com que os ministros despesistas gastem mais, e desnecessáriamente.
O erro não é em gastar, o erro é em gastar demasiado naquilo que não devem. O outro erro de José Sócrates é ainda não ter percebido que deve reduzir alguns impostos, para ajudar na economia, através do investimento estrangeiro, e assim também poder controlar o desemprego.

terça-feira, maio 29, 2007

Miséria em Portugal

Fiquei bastante chocado quando soube as condições de miséria em que uma senhora da minha terra vivia.
Essa senhora ganha 205 euros por mês de reforma, tem de pagar uma renda de 150 euros, e desses 55 euros que sobram, tem de pagar a conta da luz, da água e de se alimentar.
Alimentar de quê? Com os aumentos da luz e da água, visto ainda não haver concorrência, e mesmo se houvesse, como uma pessoa pode se alimentar e pagar as contas, com 55 euros? Será este o progresso que José Sócrates tanto fala? Miséria em Portugal? Não se terá ele enganado mais uma vez, e em vez de dizer progresso, quererá dizer retrocesso, tal como as pessoas viviam no tempo de Salazar, que os agricultores enterravam os alimentos para não terem de pagar tanto, e poder comer?
E ainda se julga este um grande governo e que ama Portugal!

sexta-feira, maio 25, 2007

Pedidos de desculpa!

Penso que os portugueses ainda estão á espera dos pedidos de desculpa deste governo.
O ministro Mário Lino, tem que pedir desculpa pelo que disse sobre a Margem Sul, isso mostraria que não tem falta de respeito pelos portugueses.
A ministra da educação deve pedir desculpa por ainda não ter despedido a directora da DREN, a não ser que exista mesmo censura no nosso país, e o ministro da economia deve pedir desculpas sobre a mentira que disse no caso DELPHI.
Depois destes pedidos de desculpa todos, penso que será a vez do nosso 1º ministro finalmente reconhecer estes erros crassos todos, e ele próprio pedir desculpas a quem votou nele, pensando que ele iria meter no governo gente que não mentisse, que não perdesse o respeito pelos portugueses, nem que privasse pela liberdade de expressão.
O 25 de Abril já aconteceu há muito!

quinta-feira, maio 24, 2007

SÉRGIO MARQUES INTEGROU DELEGAÇÃO PARLAMENTAR DO PPE À VENEZUELA


Uma delegação do PPE (Partido Popular Europeu) composta por 4 deputados deste partido no Parlamento Europeu, efectuou uma visita de trabalho a Caracas para se inteirar e avaliar no terreno a actual situação política, económica e social que se vive na Venezuela.
O envio desta delegação ocorreu da situação de uma visita que um grupo de políticos e empresários venezuelanos efectuou o mês passado ao Parlamento Europeu.
A delegação do PPE que esteve em Caracas entre 16 e 17 deste mês, estabeleceu um conjunto alargado de contactos com representantes de partidos políticos venezuelanos (no poder e na oposição), parlamentares venezuelanos, poder judicial (Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Luisa Morales), autoridades religiosas (Cardeal Jorge Hunosa), membros do Governo, empresários, representantes de ONG"s , proprietários e trabalhadores de meios de comunicação social.
Sérgio Marques que integrou a delegação do PPE juntamente com outros 3 deputados (Fernando Fernández Martín - Espanha, José Ribeiro e Castro - Portugal e Daniel Hannan - Reino Unido) aproveitou a sua presença em Caracas para estabelecer contactos com a comunidade portuguesa.

in "www.sergiomarques.org"

Silva Peneda defende comércio internacional justo e com respeito pelos direitos humanos

No debate do Relatório Caspary relativo ao tema "Global Europe - Competing in the world", que teve lugar na Sessão Plenária do Parlamento Europeu, a decorrer esta semana em Estrasburgo, o Deputado do PSD Silva Peneda considerou urgente " a adaptação das políticas comerciais da União Europeia aos desafios futuros."

Segundo Silva Peneda "o posicionamento líder da Europa no mercado mundial permite-nos reunir condições para a mudança e resposta à globalização sem renunciarmos aos nossos interesses e modelo social. Contudo, o aumento da liberalização do comércio tem de ser acompanhado por um melhor uso de instrumentos de defesa face a práticas comerciais desleais."

"Sem querer apelar a proteccionismos, que não minorariam os efeitos da globalização, é essencial que a Europa adopte um forte posicionamento relativamente ao escrupuloso cumprimento dos seus acordos de comércio internacional. "

Para o Deputado do PSD "não podemos aceitar que os nossos concorrentes recorram a políticas de auxílio estatal às exportações, a desvalorizações artificiais da moeda e que violem regras ambientais básicas. É igualmente inviável que estes países não respeitem os direitos dos trabalhadores e utilizem inclusivamente trabalho infantil e forçado."

"A abertura do comércio internacional e as condições de acesso aos mercados têm de ser globais e recíprocas. Por outro lado, a inclusão de normas sociais e ambientais mínimas nos nossos acordos comerciais tem de ser salvaguardada."

A terminar disse ainda que "Há que ter presente que o projecto europeu se fundamenta na solidariedade, no respeito dos direitos humanos e no desenvolvimento sustentável.

in "www.carloscoelho.eu"

Parlamento Europeu aprova propostas de Duarte Freitas para o reforço da segurança nas águas europeias

Na sessão plenária do Parlamento Europeu, o reforço da "segurança nas águas europeias" voltou a estar em destaque na agenda parlamentar, tendo sido aprovadas hoje um conjunto de propostas relativas ao tráfego de navios, investigação de acidentes e inspecção de navios em porto, entre as quais algumas do Deputado do PSD Duarte Freitas, Membro da Comissão das Pescas, como por exemplo uma que garante um co-financiamento até 90% na introdução do sistema AIS (Automatic Identification System) nas embarcações com mais de 24 metros. De referir que este sistema tem um custo aproximado de 2 mil euros, o que o poderia tornar num custo demasiado oneroso face à actual conjuntura do sector, se não houvesse este co-financiamento agora proposto pelo PE.

A revisão da directiva relativa ao sistema de acompanhamento e de informação de tráfego de navios é uma das sete componentes do terceiro pacote de segurança marítima.

Para Duarte Freitas o pacote de medidas que vigora no relatório final aprovado "é importante uma vez que pretende aumentar a segurança e a eficácia do tráfego marítimo, melhorar a resposta das autoridades a incidentes , acidentes ou outras situações potencialmente perigosas no mar, incluindo operações de busca e salvamento, e ainda contribuir para uma melhor prevenção e detecção da poluição causada por navios".

Duarte Freitas referiu que " situações recentes demonstraram que se perde muito tempo na solução de problemas relacionados com catástrofes ocorridas no mar, não se sabendo muito bem quem tem de facto competências para agir face a esta ou aquela ocorrência"
Por tudo isto o Eurodeputado mostrou-se favorável "à criação de uma autoridade independente com competências para tomar as decisões necessárias que se impõem para garantir assistência a embarcações em perigo para proteger vidas humanas e o ambiente marinho".

Duarte Freitas congratulou-se ainda com o facto de as embarcações de pesca com menos de 24 metros ficarem isentas da instalação do sistema AIS (sistema de identificação automática) referindo que "a instalação deste dispositivo em embarcações entre os 15 e 24 seria um sacrifício financeiro impossível de suportar para o sector, estando estas embarcações já equipadas com sistemas de VMS"

Duarte Freitas referiu ainda que "se as embarcações com mais de 24 metros forem obrigadas a instalar o AIS, então deverão ser apoiadas através de um rubrica orçamental específica, podendo esse apoio em alguns casos atingir um co-financiamento de 90%. Esta foi aliás uma proposta minha feita em Julho do ano passado por altura da discussão deste tema na Comissão Parlamentar das Pescas".

in "www.carloscoelho.eu"

Assunção Esteves incita mulheres à participação política

A eurodeputada Assunção Esteves participa numa sessão de esclarecimento e motivação à participação política das mulheres em Oliveira do Hospital.

A acção terá lugar no dia 26 de Maio, às 15 de horas.


in "www.carloscoelho.eu"

Trânsito

Todos os dias, sempre que pego no meu carro, penso: "Será que é hoje que vou ter um acidente?"
Penso isto porque das duas uma, ou as pessoas não aprenderam o código da estrada, ou já o esqueceram. O que me espanta é o facto de o governo em vez de dar mais meios para as forças de segurança autuarem nestes casos, até querem acabar com a brigada de trânsito.
Será que existe algum tipo de concurso, para eleger quem conduz pior? Ou as pessoas já nem tem dinheiro para comprar uma lâmpada de pisca, e estão a poupá-las?
E porque o governo quer acabar com a BT e corta nos meios para a prevenção do trânsito? Será que querem ser eles a ganhar o prémio de piores condutores? Bem, um ministro já vai á frente com bastantes km/h de avanço.

quarta-feira, maio 23, 2007

Piadas e censura

Gostei do que José Júdice escreveu ontem num jornal, mas penso que ele se esqueceu de uma coisa.
Ao contar anedotas sobre o português, o francês e o inglês, pode também ferir o Governo, pois eles podem tomar isso como uma piada racista. Ao contar uma piada alentejana, pode também algum membro do governo, ou do seu partido, tomar isso como uma afronta pessoal, por isso o melhor, é mandar as piadas para o governo, para este censurá-las ou não.
Ou então o melhor mesmo é deixar de dizer piadas e partir para as adivinhas, mas não aquelas que o governo censura. Claro.
A minha grande questão é: Será que este governo vai voltar a usar o velho lápis azul para as censuras, ou vai mudar para outra côr?

sexta-feira, maio 18, 2007

Festas e Romarias em Viana do Castelo (Cortesia da Câmara Municipal de Viana do Castelo)

JUNHO 2007

Dia 1, 2 e 3 – Festas em Honra de Stª Tecla, em Santa Marta de Portuzelo
Dia 2 e 3 – Festa de Nossa Senhora Conceição da Rocha, em Nogueira
Dias 6 e 7 – Festa do Corpo de Deus, em Mujães
Dia 7 – Corpo de Deus, saída da Sé Catedral (Viana do Castelo)
Dias 8, 9 e 10 – Festas de Santo António, em Santa Marta de Portuzelo
Dias 9 e 10 – Santo António e S. Sebastião, em Santa Leocádia de Geraz do Lima
De 12, 13, 16, 17, 21 a 24 – Festa de Santo António, em Afife
Dia 16 – Festa Popular de Santo António, em Portuzelo (Meadela)
Dia 16 – Festival de Folclore “Jangada 2007”, em Castelo do Neiva
Dia 16 – “IV Festival de Folclore”, em Carreço
Dia 16 – “Marchas Populares”, em Portela Susã, às 22H
Dia 17 – Peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, Monte de Santa Luzia
Dia 17 – Festa de Santo António, em Vila Franca
De 22 a 24 - São João Novo, em Subportela
De 22 a 24 – Festa de S. João, em Vila Fria
Dia 23 – Arraial com Marchas Populares, em Castelo do Neiva
Dia 24 – Festa Popular de S. João, em Portuzelo (Meadela)
Dia 24 – Festa de S. João, em Lanheses
Dia 24 – Festa do Senhor do Socorro, em S. Lourenço da Montaria
De 28 a 1/07 – Festa de S. Pedro, em Barroselas
Dias 29 e 30 – Festa de S. Pedro, em Carreço
Dias 29 e 30 – Festa de S. Pedro, em Serreleis
Dia 30 – Festa Popular de S. Pedro, em Portuzelo (Meadela)
Dia 30 – “XXII Festival de Folclore”, em Serreleis, às 21.30H

Aos Sábados – Arraial Minhoto
Local: Quinta de Santoinho (Darque)

Música em Viana do Castelo

Dias 9 e 10 de Junho – A Festa do Cavaquinho
Local: Praça da República, às 21.30 H
Org: Vianafestas. Apoio: Inatel e CMVC
É reconhecida a riqueza e diversidade de instrumentos musicais nesta região do Minho.
De entre os mais populares encontramos o cavaquinho que, com o seu timbre agudo, colorido e irrequieto, salpica as nossas rusgas e romarias de música e de alegria.
O grande musicólogo Gonçalo Sampaio, defende a sobrevivência de modos arcaicos e helénicos na música minhota à luz de possíveis influências gregas (ou ligures) exercidas sobre os primitivos Galaicos nesta Província e acentua a relação existente entre o cavaquinho e os tetracórdios e sistemas helénicos, sendo de opinião que ele, a par da viola, terá eventualmente aparecido em Braga por intermédio dos biscainhos.
A reputação deste pequeno instrumento musical é inegável em todo o mundo.
Com o intuito de o promovermos um pouco mais, reuniram-se vontades numa parceria entre a Vianafestas, o Inatel e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Não deixe de comparecer – de preferência com um cavaquinho na mão – neste magnífico evento e apreciar, através dos excelentes grupos presentes, as fantásticas possibilidades que este instrumento proporciona.

Júlio Viana

XII EDIÇÃO - PROGRAMAÇÃO 2007 (Viana do Castelo)


25 de Maio - "Férias Grandes Com Salazar" - Co-produção Teatro Nacfional D. Maria II / Teatro das Beiras (Covilhã)
27 de Maio - "Vicent, Van & Gogh" - Peripécia Teatro (Macedo de Cavaleiros)
29 de Maio - "Zé do Telhado" - Klássikus / Teatro da Malaposta (Lisboa)
31 de Maio - "Teatro de Papel" - Co-produção Teatro Nacional de S.João / Teatro de Formas Animadas (Vila do Conde)
02 de Junho - "So-Sobre" - Sapristi Teatro (Santiago de Compostela)
04 de Junho - "Aullidos" - Teatro do Corsário (Valladolid)
06 de Junho - "Amanhã" - Teatro O Bando (Lisboa)
09 de Junho - "O Barão" - Co-produção CDV / Teatro da Malaposta (Lisboa)
FESTEIXOZINHO
01 de Junho - 18H30 - "Salta para o Saco" - CDV
03 de Junho - 11H30 - "O Pescador e a Sereia" - Papa-Léguas (Lisboa)
10 de Junho - 11H30 - "Quem Come a Minha Casinha" - Jangada Teatro (Lousada)

Comemorações do 749º Aniversário da Outorga do Foral (18 de Junho)
Dia 17 – Caminhada Histórica: Viana Sete Séculos e Meio, Praça da Liberdade, às 10H
Dia 18 - Sessão Solene e entrega de Prémios aos vencedores do Concurso “II Descobrir Viana”
Local: Câmara Municipal às 17.30H
Às 22H – Concerto da Orquestra Ligeira da Fundação Maestro José Pedro
Local: Praça da República, às 22H

Teatro em Viana do Castelo

Até 10 de Junho – XII Festeixo – Festival de Teatro do Eixo Atlântico
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, espectáculos às 22.00 H
Org.: CDV-Teatro do Noroeste e CMVC
O FESTEIXO – Festival de Teatro do Eixo Atlântico foi criado em 1996, na sequência de uma prática de diálogo interactivo com o teatro da Galiza. Inicialmente pensado como uma mostra rotativa do teatro realizado nas cidades da Associação de Municípios do Eixo Atlântico, a percorrer em cada ano uma dessas cidades. Mas a intensa actividade teatral de intercâmbio promovida pelo Centro Dramático de Viana (Teatro do Noroeste) e a opção estratégica da própria Associação no sentido de sediar em cada uma das cidades uma expressão artística e/ou desportiva marcante levaram a que o festival se centrasse em Viana do Castelo com edições anuais.
 Neste novo quadro o festival evoluiu no sentido de ser não apenas uma mostra do teatro realizada no norte de Portugal e na Galiza, mas também um espaço de acolhimento do próprio Eixo do Atlântico, universalizando as presenças de companhias e grupos de outras partes geográficas.
 Inicialmente apresentado em Novembro, o Festeixo, desde 1999, realiza-se regularmente nos finais de Maio/inícios de Junho numa espécie de culminar de temporada da actividade do Centro Dramático de Viana (Teatro do Noroeste).
 Apoiado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pelo Ministério da Cultura/Instituto das Artes, o festival já adquiriu um público fiel e exigente e é espaço de referência para vários artistas que se interessam cada vez mais por estar presentes.
 A partir de 2005, integrado no Festeixo, é programado em simultâneo o Festeixozinho com espectáculos para a infância.

Festas em Viana do Castelo


Dias 15,16 e 17 de Junho– “3º Festival Cidade Viana do Castelo – Folclore Nacional”
Local: Jardim Público. Dias 15 e 16 às 21.30 H. Dia 17 às 16H
Org: Vianafestas. Apoio: Inatel

“O Folclore aproxima os povos de tal forma, que as memórias de criança, com as canções de embalar, as cantigas de roda, as lengalengas e os jogos tradicionais são vivências que unem as gentes de variados e distantes lugares, reconhecendo-se como se tivessem nascido, crescido ou brincado juntas no mesmo terreiro.
Viana do Castelo, como região orgulhosa do seu património etnofolclórico, tem o dever de contribuir para a divulgação e preservação desse rico património folclórico português, na procura de padrões de espectáculos de qualidade que dignifiquem, quer quem o apresenta, quer quem o aprecia.
Por isso, pelo terceiro ano consecutivo, no espreitar do Verão, o Jardim Público de Viana do Castelo recebe, não só os trajes, as danças e os cantares dos grupos que consideramos os mais representativos das diversas regiões de Portugal, mas também os sabores, o artesanato e toda a vivência tradicional da rica cultura portuguesa.
Como o convívio entre os povos é uma marca da tradição e do ser da Humanidade não podemos deixar de juntar a todas essa vivências a possibilidade de os grupos visitantes serem acolhidos por grupos folclóricos de Viana do Castelo, estabelecendo, na prática, a verdadeira união entre os tão diferenciados e ricos povos e culturas de Portugal.
Desde as terras de Guimarães e da Maia, características do típico Entre Douro e Minho, até às planícies alentejanas, passando pelo rico agreste serrano e pelas terras alagadiças na Beira Litoral, Viana do Castelo recebe para deleite de quem a visita, a unida diversidade da cultura tradicional portuguesa.

A Comissão Organizadora"

quinta-feira, maio 17, 2007

PS Português e Nicolas Sarkozy

Não percebo porque os socialistas portugueses tanto criticaram Nicolas Sarkozy (actual presidente da França).
Primeiro porque ele era candidato em França, e não em Portugal.
Segundo, talvez porque José Sócrates fez desta luta, uma luta pessoal, talvez por ele ser um dos mentores deste novo socialismo que Segolene defende.
O facto é que Sarkozy venceu, e a França é o exemplo da diferença entre a direita e a esquerda. Sarkozy vai acabar com o imposto sucessório, assim como vai baixar os impostos até 50%, mas não fica por aqui, também as empresas ficam isentas das contribuições e impostos sobre as horas extraordinárias, para criar mais emprego (atrai a concorrência a fazer mais e melhor).
É disso que o PS tinha medo? Ora, todos os portugueses sabem que o PS não sabe fazer isso... eles só sabem aumentar impostos e endividar cada vez mais os portugueses.

terça-feira, maio 08, 2007

Caso Madeleine

Estou bastante irritado com as provocações que os britânicos têm feito aos portugueses no caso Madeleine.
Que eu saiba, uma mãe portuguesa nunca abandonaria os seus filhos para ir ao bar lanchar, beber, comer, etc....
Que eu saiba, isso é de uma irresponsabilidade tão grande, ainda para mais de habitantes de um país tão grande, com uma história bastante alargada no que toca a raptos, e especialmente vindo de um país que já sofreu ataques terroristas. Se nós somos incompetentes, então os britanicos são irresponsáveis, e mais, se se tratasse de um caso de portugueses, os pais, ficariam automaticamente sem a guarda dos seus dois outros filhos.
Afinal quem são os verdadeiros incompetentes?
Se os pais não tivessem sido tão irresponsáveis, isto nunca teria acontecido. Tenho pena é pela menina que está desaparecida, e espero que a encontrem depressa.

quarta-feira, maio 02, 2007

Livro

Muita gente me tem perguntado sobre o andamento do livro que estou a escrever.
Brevemente estará terminado, ainda não sei o título dele, apenas que estou no fim. Como toda a gente sabe, há muita coisa a dizer acerca da política associativa, apenas esperem mais algum tempo.
Um muito obrigado pelo vosso voto de confiança, e pela enorme força que me têm dado para que isto seja possível.
Obrigado...

25 de Abril

Ainda não percebi porque este governo comemorou o dia de 25 de Abril, visto tornar-se cada vez mais um governo ditaturial.
A Prova está á vista. "Nomeia" pessoas de extrema confiança para administrar, ou sensurar (ainda vamos ver) o maior canal televisivo de audiências, visto este canal estar constantemente a divulgar a realidade do nosso país. Mas penso que tudo começou na polémica em torno do "famoso" diploma do nosso primeiro-ministro.
Mas o que interessa, é que se houver algum tipo de sensura neste canal, a meu ver, isto é privar o povo de liberdade de informação, e quanto a mandar as forças de segurança acabar com uma manifestação, isso é privar o povo de liberdade de expressão.
Se isto tudo for verdade, então leva a crer que este governo é o fiel seguidor de António de Oliveira Salazar.
Apenas espero que o próximo governo mande investigar todas estas polémicas em torno deste governo, que estão mal esclarecidas, e que mande para tribunal os responsáveis, sejam políticos, comentadores ou jornalistas, mas o facto é que os portugueses começam a estar fartos de tantas irregularidades e polémicas.
A liberdade e a justiça tem de ser para todos igual. Viva a liberdade.

segunda-feira, abril 16, 2007

Salazar e Sócrates (fim do tema)

Quanto ao que uma pessoa escreveu num jornal acerca da minha opinião sobre Salazar e Sócrates, apenas tenho uma coisa a dizer.
Lembro-me de a frase ser: " Sócrates e Salazar são parecidos", claro que isso não quer dizer que são iguais. Entre ser igual e parecido, existe uma larga diferença.
Quanto ao facto de Salazar se ter virado para a agricultura em vez da industrialização, o que vejo, é que Sócrates não se vira nem para um lado, nem para o outro. Aliás, penso é que ele vira-se, é contra ambos os lados, e estou-me a referir ao IRC e demais impostos elevados, sem esquecer as milhares de pessoas que ficaram desempregadas por causa das fábricas terem fechado e abandonado o país, por este governo as maltratar financeiramente.
Quanto á agricultura, aí está o descalabro total. Impostos á toa, leis ridículas, etc... em vez, claro, de se virar para estas duas formas de rendimento, pois a agricultura portuguesa, poderia ser uma enorme forma de rendimento, assim como as nossas indústrias.
Quanto ao facto de os ditadores não mentirem, estou-me a lembrar da Rússia, o que desmente essa afirmação. Mas penso que o assunto "Salazar" já está terminado, pois temos é que parar de olhar para o passado, e ver as asneiras que fazemos no presente, para melhorar o futuro.

quinta-feira, abril 12, 2007

Maria Odete dos Santos

É com enorme pesar que ouvi esta manhã, que Maria Odete Santos abandona o Parlamento após 27 anos.
Não que eu concordasse com tudo o que ela dizia, mas o facto é que Odete Santos era uma grande deputada, e provavelmente a única que defendesse com unhas e dentes os direitos da mulher.
Os portugueses e o parlamento vão perder uma grande profissional da discordância. Odete sai, mas penso que sai com uma grande vitória, e estou-me a referir, claro, á despenalização do aborto. Odete, deixou também uma grande marca no povo português, muitos que a ademiram, nem sequer são pelo seu partido, mas a energia dela era contagiante.
Deixou também um grande trabalho para o PCP continuar, trabalho esse, que estará bem encaminhado se seguido por outro grande deputado do PCP, Bernardino Soares, qué é quem diz o (comunista moderno).
Tenho pena é que Odete Santos não tenha chegado a secretária-geral do PCP, pois isso sim é que iria mostrar que esse partido se tinha actualizado.
Um muito obrigado Maria Odete Santos, por toda a energia que teve e que contagiou o parlamento português e o coração dos portugueses.

quarta-feira, abril 11, 2007

licenciatura de Sócrates

Muito se tem questionado sobre a licenciatura de José Sócrates.
Espero que isto não passe de um mal entendido, porque senão, deixamos de ter aquele a quem as pessoas aclamam de Sócrates, o mentiroso, e passamos a ter Sócrates, o trafulha.
O mais grave é que isto não é nenhuma promessa eleitoral, e portanto, se a licenciatura de José Sócrates é falsa, então têm de o destituir do cargo de Primeiro-Ministro, e prendê-lo, pois mentir aos portugueses, é a coisa mais grave que alguem pode fazer.
Se por contrário, se provar que alguém agiu de má fé neste caso, então essa pessoa é quem tem de responder perante a justiça. Agora, o que não se deve fazer, é fecha a Universidade Independente, para se poder correr o risco de destruir as provas, aí sim, é que se poderá dizer que estamos perante um governo fascista, e enganador.
Mas o que acho incrível são as declarações do nosso PGR. Devia-se investigar este caso que tanto envergonha o país, e por pessoas competentes e independentes a qualquer partido político.
Façam algo, mas façam-no, e depressa.

quarta-feira, abril 04, 2007

Caça - multas

Fico bastante desapontado quando as pessoas dizem que existe uma caça ás multas. Pois bem, tanto se fala no aumento da sinistralidade nas estradas, de pessoas a conduzir bebadas, ou sem carta, etc... O que acho é que este governo está a poupar onde não deve, e deveria dar mais condições ás forças de segurança rodoviária para fazerem parar esses infractores, por vezes assassinos e por outras suicidas.
Se a extinção da Brigada de Transito acontecer, então o governo que crie uma força para fazer valer as regras de trânsito, quer nas auto-estradas, quer nos IC's, quer dentro e fora das localidades, claro também, é que deverão autuar os peões, estou-me a referir ao péssimo hábito que alguns peões têm de atravessarem a um metro das passadeiras.
O que seria excelente, é que toda a gente respeitasse o código e que soubessem por exemplo usar devidamente os piscas, assim, de certeza que haveriam menos acidentes e a taxa de mortalidade baixaria.
Claro está, que as forças de segurança rodoviária deveriam também multar toda a gente que infrigisse a lei, nomeadamente os nossos governantes que têm o péssimo hábito das velocidades.
A questão é: "Se o governo diz que quer acabar com a corrupção em Portugal, porque é que eles circulam a altas velocidades e não são multados, tal como toda a gente?"

terça-feira, abril 03, 2007

Ministra da Educação vê mal!

A visão da ministra da educação só pode estar cada vez pior.
Digo isto porque ela (a ministra) continua a insistir que o projecto "escola segura" está a funcionar bem, e é um sucesso.
Pois bem, diariamente passo por várias escolas, e o que vejo?
Alunos a discutir e a chorar, ou porque os assaltaram, ou porque pessoas alheias á escola lhes bateram nessa escola.
Este cenário fez-me recordar os meus tempos de presidente de uma A.E. (Associação de Estudantes) e de presidente do concelho fiscal de de Federação Distrital, em que as preocupações dos estudantes eram as mesmas. A segurança nas escolas.
O mais grave é que continuo a ver que os veículos da "escola Segura" servem para outros assuntos que não este. Não responsabilizo as forças de segurança, mas sim este governo, por não dar condições a estas forças para desempenharem o seu bom trabalho.
O que me pergunto é: "Para que serve um ministério da educação se, em vez de resolverem os problemas, ainda os agravam?"

segunda-feira, abril 02, 2007

Salazar e Sócrates

Não percebo porque tanta indignação pelo facto de o Sr. Salazar ter vencido o concurso "Os Grandes Portugueses". Que eu saiba, também o Sr. Eng. José Sócrates venceu as legislativas.
O Sr. 1º Ministro está a dinamitar a educação (Salazar também o fez), Sr. Sócrates está a dar cabo da Saúde (Salazar também deu), no governo de José Sócrates, o desemprego aumenta, assim como o endividamento familiar (também Salazar).
A única diferença é que Salazar gostava das forças policiais, enquanto que este governo...
Claro, também há aqueles que dizem que Salazar controlava a comunicação social, mas se virmos a nova lei deste governo em relação a este assunto...
O que quero dizer é que se o Sr. Eng. Sócrates fosse 1º ministro em vez de Salazar, e vice-versa... Não sei qual teria sido a diferença.
Portanto parem de criticar a opção de quem votou Salazar neste concurso, visto também terem votado José Sócrates nestas últimas legislativas.
Até eu que não votei Salazar neste concurso, já começo a compreender quem o fez...

sra. ministra

Aquando da visita da ministra da educação a Famalicão, ela (a ministra) ao cumprimentar o autarca disse-lhe que não tinha o prazer em cumprimentá-lo.
Pois bem, um profissional deve saber ouvir as críticas, e tentar melhorar o que está mal. O que a ministra fez, não foi de todo profissional, ainda para mais ao lado do Sr. 1º Ministro, ou seja não respeitou o 1º ministro que a nomeou para aquele cargo como sendo profissional e competente. Também não respeitou o autarca, pois isso não se faz, especialmente quando se tem a idade dela, nem respeitou os famalicenses, pois toda a gente sabe que o programa "escola segura" não funciona bem em todo o país devido á falta de condições.
Se depois deste sucedido o senhor 1º ministro não tiver uma "conversa" com a ministra da educação, então já não sei quem afinal, é menos profissional e competente para ver o erro neste projecto da "escola segura".
Apenas sei que se a ministra é assim tão profissional como o afirma ser, devia pedir desculpas ao autarca, e acima de tudo, ao povo famalicense.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Aborto e Saddam Hussein

2 mortes!!!
Se Saddam Hussein era assassíno por ter morto tanta gente, então quem o matou, também não é assassino?
Algo que toda a gente devia pensar antes de festejar a morte do antigo ditador.
Que ele fez muito mal, isso fez, mas a morte nunca é solução, aliás, penso que o terror só agora vai começar.
Sou contra a pena capital, aliás sou contra qualquer tipo de morte, inclusive de pessoas que ainda não nasceram para se poder defender.
Estou a falar claro, do aborto. Por vezes, penso que quem quer abortar (assassinos, porque matam alguém) é que nunca devia ter nascido.
Tenham vergonha e digam não ao aborto.
Não á Morte!!

MADEIRA

Um orgulho nacional. O fogo de artifício da passagem de ano de 2006/2007 da madeira, entrou no RECORD DO GUINESS.
Parabéns à Madeira, e em especial a Alberto João Jardim.
Que Deus o mantenha no Governo da Madeira por muitos e longos anos.