segunda-feira, junho 18, 2007

Sérgio Marques apresenta conclusões sobre a problemática da Ultraperiferia na reunião do PPE a realizar nos Açores


O Bureau do PPE vai reunir, pela primeira vez, nos Açores nos dias 14 e 15 de Junho na Ilha de São Miguel. A agenda de trabalhos será marcada pela análise das políticas de União para as Ultraperiferias e pelo Livro Verde para a Política Marítima Europeia, debate que contará com a presença do Comissário Europeu das Pescas e Assuntos Marítimos Joe Borg.
Aproveitando o culminar da discussão pública sobre o Livro Verde, e aproveitando a presença Joe Borg, o PPE apresentará nesta reunião as suas orientações políticas relativamente a esta matéria. Nos Açores estarão cerca de setenta deputados europeus, especialistas convidados, funcionários europeus, intérpretes e jornalistas, num total de cerca de 140 pessoas.
Os trabalhos decorrerão no Hotel Marina Atlântico e terão início dia 14 Junho, (quinta-feira) pelas 9 horas com as boas vindas dadas pelo Líder do PSD-Açores, Dr. Costa Neves, ex-Deputado Europeu e ex-Secretário de Estado dos Assuntos Europeus. De seguida terá lugar o primeiro painel sob o tema das Ultraperiferias onde intervirão, entre outros, o Professor da Universidade dos Açores Carlos Amaral e German Gultzgoff do Eurodom, como especialistas convidados. O deputado madeirense Sérgio Marques intervirá neste painel apresentando as conclusões sobre a problemática das Regiões Ultraperiféricas.
No segundo painel, dedicado ao Livro Verde da Politica Marítima, a decorrer a partir das nove horas do dia quinze, Sexta-feira, intervirão, entre outros, o Prof. Dr. Ricardo Serrão Santos Director do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP), o investigador francês Régis Kalaydjian e Liberato Fernandes Presidente da Federação de Pesca dos Açores, como especialistas convidados, contando ainda, como já atrás foi referido, com a presença do Comissário Europeu Joe Borg. O Presidente do PSD, Dr. Luís Marques Mendes, associando-se a esta reunião de alto nível, estará presente no almoço que terá lugar no dia 14 (quinta-feira) nas Furnas onde fará uma intervenção política sobre estas matérias.
Esta será uma oportunidade para especialistas regionais e europeus nestas temáticas trocarem opiniões, fornecendo contributos que vão reforçar a posição política do PPE em relação a estas duas matérias. O Partido Popular Europeu e Democratas Europeus (PPE-DE) é o maior Grupo Político do Parlamento Europeu e a maioria dos governos da União Europeia pertence também a partidos agrupados no PPE-DE. O Bureau do PPE-DE é o órgão político que agrupa a presidência do Grupo Parlamentar no Parlamento Europeu - com o Presidente, o francês Joseph Daul e com onze vice-presidentes, onde se inclui o português João de Deus Pinheiro, mas onde se sentam também todos os presidentes e coordenadores de Comissões Parlamentares, os chefes das delegações nacionais, representando todos os Estados-Membros da UE.

in "www.sergiomarques.org"

Sem comentários: