quinta-feira, março 10, 2005

escolas inseguras

Aquando do meu cargo de Presidente do Concelho Fiscal da Federação Distrital das Associações de Estudantes de Braga, e no ano seguinte de Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Fafe, portanto já a alguns anos, uma das causas pelas quais lutei foi a da segurança nas escolas.
Sinto-me triste por este problema, ser ainda um dos problemas da nossa actualidade, aliás, segundo o que pude constactar, esse problema piorou.
No caso de Fafe, por exemplo, lembro-me de a gente (Federação e Associação) termos feito pressão e conseguido que houvesse pelo menos um elemento da G.N.R. nas alturas de maior intensidade de alunos. Ultimamente, reparo que houve um retrocesso, pois quando passo por essa altura pela escola, não vejo nenhum elemento da G.N.R..
É preciso vermos que em Fafe, a escola Secundária é em frente da escola Preparatória. Assim me pergunto: "Se tanto falam de que houve um aumento de criminalidade infantil, onde está a prevenção?", e outra questão é : " Onde está o projecto escola segura? Terá virado escola insegura?".