sexta-feira, maio 18, 2007

Festas em Viana do Castelo


Dias 15,16 e 17 de Junho– “3º Festival Cidade Viana do Castelo – Folclore Nacional”
Local: Jardim Público. Dias 15 e 16 às 21.30 H. Dia 17 às 16H
Org: Vianafestas. Apoio: Inatel

“O Folclore aproxima os povos de tal forma, que as memórias de criança, com as canções de embalar, as cantigas de roda, as lengalengas e os jogos tradicionais são vivências que unem as gentes de variados e distantes lugares, reconhecendo-se como se tivessem nascido, crescido ou brincado juntas no mesmo terreiro.
Viana do Castelo, como região orgulhosa do seu património etnofolclórico, tem o dever de contribuir para a divulgação e preservação desse rico património folclórico português, na procura de padrões de espectáculos de qualidade que dignifiquem, quer quem o apresenta, quer quem o aprecia.
Por isso, pelo terceiro ano consecutivo, no espreitar do Verão, o Jardim Público de Viana do Castelo recebe, não só os trajes, as danças e os cantares dos grupos que consideramos os mais representativos das diversas regiões de Portugal, mas também os sabores, o artesanato e toda a vivência tradicional da rica cultura portuguesa.
Como o convívio entre os povos é uma marca da tradição e do ser da Humanidade não podemos deixar de juntar a todas essa vivências a possibilidade de os grupos visitantes serem acolhidos por grupos folclóricos de Viana do Castelo, estabelecendo, na prática, a verdadeira união entre os tão diferenciados e ricos povos e culturas de Portugal.
Desde as terras de Guimarães e da Maia, características do típico Entre Douro e Minho, até às planícies alentejanas, passando pelo rico agreste serrano e pelas terras alagadiças na Beira Litoral, Viana do Castelo recebe para deleite de quem a visita, a unida diversidade da cultura tradicional portuguesa.

A Comissão Organizadora"

Sem comentários: