sexta-feira, setembro 14, 2007

Prémio Sakharov 2007: pelos que lutam por um mundo melhor e mais justo


O Parlamento Europeu atribui anualmente, desde 1988, o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, destinado a reconhecer indivíduos ou organizações que se destacaram na luta contra a opressão e a injustiça em todo o mundo, da África do Sul à Bielorússia, de Cuba ao Bangladesh. A contagem decrescente para a entrega do prémio deste ano já começou, com a nomeação de cinco candidatos. Vejamos quem são os potenciais vencedores do Prémio Sakharov 2007.
Na reunião conjunta realizada hoje pela Comissão do Desenvolvimento, pela Comissão dos Assuntos Externos e pela Subcomissão dos Direitos Humanos, foram nomeados quatro candidatos pelos grupos políticos e um candidato por um grupo interpartidário de eurodeputados. Os cinco candidatos ao Prémio Sakharov 2007 são: Bartolomeu I, Patriarca Ecuménico de Constantinopla, os dissidentes chineses Zeng Jinyan e Hu Jia, a defensora dos direitos das mulheres afegãs, Malalai Joya, o advogado sudanês Salih Mahmoud Osman e a jornalista russa Anna Politkovskaia (a título póstumo).
No dia 24 de Setembro as comissões parlamentares acima referidas reduzirão para três o número de candidatos. O vencedor do Prémio Sakharov 2007 será seleccionado pelos líderes dos grupos políticos (Conferência dos Presidentes) no dia 25 de Outubro.
A entrega do prémio terá lugar no dia 11 de Dezembro, durante a sessão plenária de Estrasburgo, um dia depois de se comemorar o 59° aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos do Homem pelas Nações Unidas.

in "http://www.europarl.europa.eu"

Sem comentários: