terça-feira, junho 19, 2012

Carlos Coelho a favor de mais mulheres no processo de tomada de decisão política

O Parlamento Europeu votou hoje, na sessão plenária em Estrasburgo, o relatório Pietikäinen sobre as mulheres na tomada de decisão política – qualidade e igualdade.
 Na grande maioria dos Estados-Membros continua a existir uma sub-representação das mulheres no processo de tomada de decisão política e pública, especialmente no que diz respeito aos níveis hierárquicos mais elevados, o que adquire ainda uma maior relevância se tivermos em conta que as mulheres constituem quase 50% da força de trabalho e que mais de 50% dos recém-licenciados são mulheres.
 Para Carlos Coelho "esta desigualdade projecta-se na maioria dos Estados-Membros e também ao nível europeu". No Parlamento Europeu verificou-se um aumento de 35% e 1/3 da Comissão Europeia são mulheres. São sinais positivos que urge encorajar e generalizar.
 A persistente sub-representação das mulheres constitui um défice democrático que acaba por fragilizar a legitimidade da tomada de decisão quer ao nível nacional, quer na União Europeia.
 Carlos Coelho apoiou este Relatório no sentido que " procura incentivar a definição de estratégias, bem como a adopção de medidas concretas de forma a promover uma representação equilibrada das mulheres a todos os níveis do processo de tomada de decisão política e pública. Todavia o eurodeputado manifestou ter "fundadas dúvidas(e por isso me abstenho nos respectivos pontos) que o sistema de quotas seja a melhor solução".

in "www.carloscoelho.eu"

Sem comentários: